HomeDepoimentosDocumentários na ÍntegraTemasLinha do TempoMúsicas (em breve)Melhores MomentosGaleriasSobre o ProjetoContato
  Busca

Busca avançada


Adobe Reader
Windows Media Player
Flash Player
Buscar Busca avançada



Histórias do Poder - cem anos de política no Brasil

Originalmente chamado de A luta pelo poder, o projeto teve início em 1999 com o objetivo principal de promover o conhecimento da história política brasileira. Construir um panorama não a partir de fatos isolados, mas através de contextos e de histórias contadas por aqueles que participaram da vida política nacional, muito rica e complexa porém pouco conhecida.

Em 2000, Max Alvim, idealizador do projeto e Ana Dip, Diretora Executiva se uniram aos jornalistas Nelma Salomão, Florestan Fernandes Júnior e Alberto Dines e formataram a série composta por cinco documentários, uma coleção de livros de três volumes e um site na internet. Ainda em 2000, Alberto Dines concluiu a consultoria de pauta do projeto e se iniciou a captação dos depoimentos. Nos seus mais de cinco anos de pesquisa e produção, o projeto Histórias do Poder procurou se aprofundar nos conteúdos que melhor promovessem a reflexão e o exercício da política e da cidadania no Brasil. Foram entrevistados mais de setenta personalidades, um mosaico revelador dos bastidores da política nacional. Com os depoimentos gravados, foi lançado pela Editora 34 a coleção de livros, com o mesmo nome, contendo a íntegra das entrevistas e que, atualmente, está na quarta edição. Durante os anos seguintes (2002, 2003, 2004 e 2005) os esforços foram no sentido de apurar, organizar e disponibilizar o conteúdo exclusivo dos depoimentos, transformando-os em documentários divididos em cinco grandes temas onde o acesso à história política do Brasil pode ser feito através de diferentes contextos. Na edição final dos documentário somou-se à equipe a experiência da Professora Maria Aparecida Aquino, consultora de história do projeto. A produção do site, pela característica da ferramenta, buscou permitir uma leitura não linear da história política brasileira, através da qual o público possa navegar seguindo critérios individuais.

A equipe do Histórias do Poder se sente honrada em disponibilizar a íntegra deste trabalho e contribuir na construção do espírito crítico e do destino do nosso país.

Canal Independente Digital Produções
 

<<Voltar